Prefeitos assinam convênios para liberação de recursos para saneamento básico

O convênio para elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos para municípios da Serra Catarinense foi assinado na tarde desta sexta-feira, entre o Consórcio de Meio Ambiente e Saneamento Básico (Cisama) e a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages. A solenidade aconteceu no auditório da SDR e o total de recursos disponibilizado foi da ordem de R$ 200 mil.

O presidente do Cisama, prefeito de Palmeira, José Valdori Hemkemaier representou os demais prefeitos e assinou junto com o Secretário de Desenvolvimento Regional Gabriel Ribeiro. Os recursos são provenientes da Secretaria Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). Os prefeitos decidiram em assembléia por um plano intermunicipal de gestão integrada de resíduos sólidos para os 17 municípios resolveram o problema em conjunto.

O diretor-executivo do Cisama Selênio Sartori comentou que os municípios já estão destinando os resíduos de forma adequada. “Nós queremos trabalhar para que seja destinado para os aterros, apenas os resíduos que não se pode reutilizar” disse.

Os prefeitos também assinaram convênios do governo do estado para o transporte escolar. A verba será repassada em parcelas durante o decorrer deste ano. Cada prefeitura receberá um valor proporcional à quantidade de alunos que mora nas comunidades rurais e a distância percorrida pelos ônibus.

– Anita Garibaldi: R$ 361 mil

– Bocaina do Sul: R$ 49 mil