HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO CERRITO

HISTÓRICO DE SÃO JOSÉ DO CERRITO.

A colonização da região começou no Século XIX com a ocupação e exploração dos campos de Lages pelos Bandeirantes Paulistas. Os principais fundadores de São José do Cerrito foram Anacleto da Silva Ortiz, José Otávio Garcia, Herculano Pereira dos Anjos, Dorgelo Pereira dos Anjos, Vidal Gregório Pereira, Sebastião da Silva Ortiz, João Camilo Pereira e dom Daniel Ostin, bispo da Diocese de Lages. Sua primeira denominação surgiu por volta de 1927 na capela São José, LOCALIDADE DE CARU, que significa “terra fértil”. Só em 1953 a localidade passou a ter o nome de SÃO JOSÉ DO CERRITO.

Apesar da fundação ter ocorrido no local da primeira capela, construída próxima ao Rio Caveiras, foi formada uma comissão distrital para definir a sede. Por muitos anos, o município usou o nome de Caru, para lembrar as profecias de João Maria de Agostinho, monge da Campanha do Contestado – ele acreditava que o nome Caveiras faria com que mais e mais pessoas morressem afogadas nas águas profundas do rio. Por isso, os moradores passaram a chamar a localidade de Caru, nome de origem indígena que significa forte e corajoso, como o rio. Em 1953, o Executivo da comarca de Lages recebeu a proposta do Legislativo para voltar ao antigo nome, São José do Cerrito, em homenagem ao patrono da primeira capela, São José.Sua emancipação político administrativa deu-se em 7 de dezembro de 1961. O primeiro prefeito foi João Severiano Waltrick, com mandato de 30 de dezembro de 1961 a 31 de janeiro de 1963.
– Significado do Nome: São José – primeira Capela; Cerrito – devido a grande quantidade de cerros existentes em seu território.

– Aniversário da Cidade – 07 de dezembro.
– Padroeiro do Município: São Pedro
CARACTERÍSTICAS: O feijão é a principal riqueza do município.
Clima – Mesotérmico úmido Temperatura Média – 21,5°C
COMO CHEGAR: O acesso é pela BR-282, em direção ao oeste.
Localização : Planalto Serrano, na microrregião dos Campos de Lages no Estado de Santa Catarina