Educadores discutem permanência do jovem no meio rural

Valorização dos povos do campo e juventude rural. É o tema da terceira etapa do curso de Capacitação de Gestores do projeto Educação do Campo, que foi realizada no dia 18 de março, no auditório da Amures. Educadores de toda Serra Catarinense e do município de Alfredo Wagner recebem durante o evento, uma grande gama de informações relacionadas à educação, juventude, grupos de jovens, escola, escolarização e formação continuada de professores.

De acordo com a professora Iascara Varela que coordena a capacitação, a escola tem um grande desafio na manutenção do jovem no campo. “Temos de entender de que forma através da escola, podemos ajudar para a permanência do jovem no meio rural. E contribuir por um campo mais desenvolvido e qualificado”, declarou Iascara Varela. Ela observou que o encontro desta terça-feira é o quinto de um total de dez a serem realizados até final deste ano.Em cada capacitação é abordado um tema relacionado à Educação do Campo.

No desta semana foram convidadas as pedagogas Olga Celestina da Silva Durand, mestre em Educação Agrícola e Extensão Rural e Terezinha Maria Cardoso, com titulação de doutora em Educação.  As condutoras da capacitação falam sobre as perspectivas de discussão com as escolas sobre a permanência do jovem no campo.

A secretária-executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza, deu as boas vindas aos educadores em nome do presidente da associação, Edelvânio Topanoti e destacou que está sendo preparada uma nova capacitação sobre Plano Municipal de Educação.  “Será de 7 a 9 de abril no auditório da Amures e será muito importante, porque nos planos estarão contempladas questões como Educação do Campo”, frisou.O projeto Educação do Campo tem a parceria da Universidade do Planalto Catarinense (Unipalc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).

O Projeto

O Projeto Educação do Campo: Novas práticas é fruto do trabalho desenvolvido pelo Centro Vianei de Educação Popular. Sua primeira etapa foi desenvolvido através de convênio com o Ministério da Educação/Secad-FNDE e parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

A continuidade do projeto foi garantida através do Edital Público de Apoio a projetos de Desenvolvimento e Cidadania patrocinado pela Petrobras. Também aderiram ao projeto, a Amures e as secretarias municipais de educação da Serra Catarinense.

Assessoria de Imprensa  AMURES – Associação dos Municípios da Região Serrana