I Seminário Sobre Sanidade Animal e Saúde Humana recebeu grande público

Ontem (15) o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) em parceria com a Prefeitura do município, realizaram o I SEMINÁRIO SOBRE SANIDADE ANIMAL E SAÚDE HUMANA. O objetivo deste evento que contou com a participação de aproximadamente 280 pessoas, foi alertar sobre os ricos de doenças que são transmitidas através de alimentos de origem animal e os cuidados necessários que devem ser adotados. De acordo com o Veterinário da CIDASC, Leopoldo Medeiros Neto, uma das principais preocupações é com a Cisticercose, que vem aumentando em nossa região. A doença é causada pelas larvas da Taenia Solium e a Taenia Saginata, que se localizam nos músculos de suínos, bovinos e em outros animais. Ele destaca que a contaminação da doença é através do homem, que ao defecar a céu aberto, contamina o meio ambiente com ovos eliminados nas fezes, o suíno ou o bovino ao ingerirem fezes humanas (direta ou indiretamente), contendo ovos de Taenia Solium ou Taenia Saginata adquirem a cisticercose. Segundo ele, só no ano passado foram registrados 33 casos de animais com a doença no município.A enfermeira Kelly Cristina Pinheiro, alerta para prevenção, que a melhor forma de evitar a é Cisticercose é lavar as mãos ao manusear alimentos, consumir carne inspecionada e bem cozida e tomar a água tratada.