Secretaria de Assistência Social proporciona cursos através dos PAIF

Com objetivo de desenvolver a criatividade e o fortalecimento dos laços familiares a Secretaria de Assistência Social proporciona diversas atividades através do Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), que são desenvolvidas através do CRAS. Neste ano de 2013 a equipe responsável pelo desenvolvimento das ações, investiu gradativamente em oficinas, na qual participam mulheres e jovens de cursos de qualificação profissional e artesanal.

Entre essas oficinas está o clube de mães, que atualmente atende 48 grupos, sendo 44 no interior e quatro no centro, participando 845 mulheres. Cada participante recebeu um kit contendo um novelo barroco, um rolo de barbante cru e uma agulha para crochê (R$ 25,70 cada kit), distribuídos por meio da Secretaria de Assistência Social.

Sendo que no primeiro Semestre foram investidos R$ 22.847,30, na compra de 1.778 novelos de barbante Cru e Barrocos e 889 agulhas para crochê. Segundo a Secretaria de Assistência Social além dos kits distribuído para cada participante, cada grupo recebeu mais um kit para  reverter em recursos para os grupos. Para o segundo semestre já foram adquiridos novos materiais para treze (13) novos cursos.

De acordo com Deize Pinheiro, todos os gastos com alimentação, transporte, materiais para as oficinas provém de recursos federias, através IGDs (Índice de Gestão Descentralizada). Ela destaca ainda, que os artesanatos confeccionados pelo grupo são expostos e vendidos no comércio local e na casa do artesão, proporcionando uma atividade as mulheres e jovens cerritenses.