Secretaria Municipal de Saúde fornece ajuda para quem quer parar de fumar

Com o intuito de ajudar os fumantes a deixarem o cigarro, o Programa de Prevenção Primária ao Câncer do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizam o programa "Deixando de fumar sem mistérios".

O primeiro encontro foi realizado ontem (28) no município, no qual as participantes dividiram suas histórias e as dificuldades encontradas durante o tratamento. De acordo com a enfermeira Kelly Pinheiro, uma das coordenadoras do programa no município, cinco dos 10 usuários já param de fumar. Segundo ela cada participante fumava em média 30 cigarros por dia.

O programa será desenvolvido em quatro (4) sessões:

·         1ª Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde;

·         2ª Os primeiros dias sem fumar;

·         3ª Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar;

·         4ª Benefícios obtidos após parar de fumar.

O encerramento da primeira turma será no dia 19 de dezembro, mas a Secretaria Municipal de Saúde continuará disponibilizando a medicação necessária e acompanhamento por um ano.