É LEI: CERRITO É A CAPITAL CATARINENSE DAS CASAS SUBTERR NEAS

É LEI: CERRITO É A CAPITAL CATARINENSE DAS CASAS SUBTERR NEAS ?

O Governo do Estado sancionou, nesta semana, a Lei nº18.202/2021, que concede ao município de São José do Cerrito o título de Capital Catarinense das Casas Subterrâneas!

A Lei surgiu a partir de um projeto apresentado por mim na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que foi aprovada em plenário, pelos deputados, no final de agosto.

Este projeto foi elaborado a partir de uma parceria com o prefeito de São José do Cerrito, Dirceu da Silva, o vice-prefeito Leonardo Heinzen, e a presidente da Câmara de Vereadores, Leila Pinheiro.

No Sul do Brasil e no Uruguai existem sítios arqueológicos, chamados de casas subterrâneas. Acredita-se que estes sítios tenham servido como um abrigo artificial para seus moradores, similares às casas de aldeias indígenas atuais. A diferença está no fato de que as paredes da casa seriam formadas pelo solo cavado.

O estudo “As casas subterrâneas de São José do Cerrito”, elaborado sob a coordenação de Pedro Ignácio Schmitz , é um trabalho realizado por uma grande equipe de arqueólogos e documenta, fartamente, a existência dos sítios arqueológicos, informando que:

– A história dos índios Jê Meridionais que, durante muitos anos, viveram no território que hoje é o município de São José do Cerrito, nos campos de Lages.

– A equipe, que tem experiência de pesquisa arqueológica por todo o território nacional, considera que São José do Cerrito é um lugar muito especial para contar a história das muitas gerações humanas que antecederam a colonização europeia no Brasil.

– As ocupações mais antigas são do século 6, as mais novas do século 12 de nossa era.

#SãoJoséDoCerritoSC #CapitalCatarinenseDasCasasSubterrâneas #SítioArqueológico #CasasSubterrâneas #MarciusMachado