Audiência aponta dados sobre resíduos sólidos produzidos no município

A prefeitura de São José do Cerrito em parceria com Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) realizaram Audiência Pública do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Serrana, o evento foi realizado no dia 28 de maio, no Centro de Eventos Terezinha Carlesso Agostini. Participaram do encontro o vice-prefeito do município Moacir Ortiz (representando nesse ato o prefeito Arno Tadeu Marian), vereadores, estudantes, diretores das escolas, representantes de instituições, polícia militar, Epagri e Cidasc.

De acordo a professora da UDESC, Viviane Trevisan, a Universidade foi contratada pelos municípios, que integram a Amures para encontrar soluções integradas para a coleta seletiva e destinação do lixo. Na região serrana 17 municípios participam do projeto.

A pesquisa foi realizada, com base nos resultados dos questionários efetuados na comunidade, por meio dos alunos do Ensino Médio e Fundamental da Rede Estadual. O documento foi apresentado em São José do Cerrito e aponta a produção estimada de resíduos sólidos domésticos de 1.653,6 toneladas de lixo por ano. Considerando a população 9.061 (IBGE 2010) estima-se que cada cerritense produza 500 gramas de lixo por dia.

O vice-prefeito Moacir informou que o município investe cerca de R$ 9.400 por mês, para a coleta do lixo, transporte e destinação até o aterro sanitário. Segundo ele, a prefeitura possui um contrato de prestação de serviço com a empresa DML Coleta e Transporte de Resíduos, que é responsável pela coleta do lixo.