Secretaria Municipal de Educação desenvolve o programa Educação do Campo

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de São José do Cerrito desenvolve diversos projetos educacionais, entre eles o  “Educação do Campo: Novas Práticas” (2013/2014) realizado pelo Centro Vianei de Educação Popular com apoio de outras instituições.

De acordo com a coordenadora do Programa Educação no Campo de São José do Cerrito, Ana Marcon dos Santos, este projeto que iniciou em 2007 visa entre outros objetivos à consolidação do trabalho, prevendo a continuidade do processo formação dos professores e gestores sobre a educação do campo e os respectivos sistemas de ensino, assim como mobilizar o Fórum Regional de Educação do Campo – FOREC, criado na Conferência Regional de Educação do Campo em 2010, que deverá fomentar e assegurar o desenvolvimento de políticas públicas para educação do campo, articulando-se com  Fóruns Estadual e Nacional.

Essas ações permeiam o objetivo geral desse projeto, que é garantir o acesso dos povos do campo a uma educação básica de qualidade, através de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável do campo no território da serra catarinense. Os encontros no município são mensais e no dia 20 de maio aconteceu no auditório da Amures o 6º Encontro de capacitação de gestores das escolas do campo. A formação foi conduzida pela Profª. Drª. Sônia Beltrame da UFSC que trabalhou o Currículo nas Escolas do Campo.

Participaram do encontro, gestores dos municípios de São José do Cerrito, Alfredo Wagner, Bocaina do Sul, Correia Pinto, Ponte Alta, Urupema, Urubici, Rio Rufino, Campo Belo do Sul, Lages e Capão Alto. No dia 26 de maio, no auditório da CDL em Lages, aconteceu a capacitação dos professores. O tema em estudo foi o Papel das tecnologias digitais nas escolas do campo, com a Profª Drª Iracema Munarim. Participaram deste evento 27 professores da rede municipal de ensino de São José do Cerrito, juntamente com outros docentes dos municípios de Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Palmeira e Ponte Alta.