Secretaria Municipal de Saúde realiza Campanha Nacional Contra Hanseníase, Geo-helmintíase e Tracoma

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a 27ª Regional de Saúde de Lages realizam a Campanha Contra o Tracoma, Hanseníase e Geo-helmintíase. A ação foi aconteceu na última semana do mês de maio e na primeira semana do mês de junho.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do Município, Marcelli Steffani, destaca que tracoma é uma doença que compromete a visão podendo levar a cegueira com o passar dos anos, se não for diagnosticada e tratada corretamente.  Vale lembrar que a doença é contagiosa, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis e os principais sintomas causados são coceira nos olhos, sensação de areia nos olhos e lacrimejamento.

Segundo Marcelli, por haver um alto risco de contagio nas escolas a recomendação do Ministério da Saúde é para examinar crianças na faixa etária de 5 a 14 anos, pois este é o público mais afetado devido à troca de materiais escolares e o descuido com a higiene das mãos, assim, facilitando a transmissão da bactéria de uma criança para outra.

“Este ano foram examinadas 700 crianças em oito escolas do município, na qual foram confirmados 125 casos de tracoma, os quais já foram medicados conforme recomendações do Ministério da Saúde”, informou Marcelli.

Além do tracoma este ano a Secretaria Municipal de Saúde também realizou a campanha contra os casos de Hanseníase e tratamento de verminoses. A Hanseníase é uma doença contagiosa causada pelo bacilomycobacterium leprae, que apresenta manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade na pele.