São José do Cerrito: um município em AÇÃO;
Agricultura familiar.
Segundo a ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO (FAO), mais de 90% das propriedades agrícolas que produzem 70% do alimento que vai as mesas em todo mundo é produzido nessas pequenas propriedades geridas por famílias.
Em nosso Município não é diferente, somos uma imensa comunidade formada por mais de 2,600 pequenas propriedades, assim uma substanciosa parte dos alimentos que consumimos advém das comunidades do interior, desde as galinhas caipiras, os hortifrúti, passando pela apicultura e também as ervas medicinais etc.. tudo é plantação, criação e conservação advindo das pequenas propriedades que formam nossa extensão territorial rural.
As estrofes do nosso lindo hino canta assim: “O teu solo grandezas encerra,
Tuas riquezas merecem respeito,
És o berço da agricultura,
És terra que vibra em meu peito.
SÃO José do Cerrito, és pai generoso,
Ao chamado respondes primeiro,
Pedacinho do chão, cá no sul do Brasil, da região foste sempre celeiro.”
Os tempos o êxodo rural passaram, os tempos em que morar nas grandes cidades era sinônimo de glamour e modernidade passaram. As grandes metropolis faliram, as misérias ocupam os desordenados espaços urbanos, e esses já não acolhem como antigamente.
Um país que tem dimensão territorial que tem nosso país, um município que tem a extensão territorial que temos não pode se dar ao luxo de renegar tamanha fartura, por isso a atual administração não mede esforços em propiciar uma infra estrutura rural para atender os nossas comunidades interioranas, se esforçar no apoio, construir parcerias juntos aos governos federal e estadual no intuito de cada vez melhor atender o pequeno produtor rural que sustenta o nosso município com seu labor, com sua constante dedicação em fazer o melhor para nosso município.
Parcerias com órgãos técnicos estaduais e federais, cursos para treinamento, conhecimento e desenvolvimento de novas técnicas de produção, conservação, assim a administração municipal tem participação direta no apoio a pequena agricultura, ou agricultura familiar.
hoje as sociedades se tornaram homogênicas, ou seja somos todos iguais, sejam que mora no campo, seja que reside nas áreas ditas urbanas — o mundo advindo das tecnologias nos aproximaram indistintamente (isso é muito bom e necessário) por isso cuidar das estradas, oferecer apoio técnico, disponibilizando máquinas e equipamentos para as associações é gerar ações sociais, integradoras entre as comunidades associativas e a atual administração municipal.
Com atenção e respeito as associações e as comunidades do interior visando um pleno desenvolvimento social, cultural e humanitário. Agindo assim de forma colegiada entre associações e comunidade construímos juntos um município em AÇÃO.